sexta-feira, 30 de março de 2012

Movimento Camélia: UNIÃO ENTRE IRMÃOS

Movimento Camélia: UNIÃO ENTRE IRMÃOS: MANIFESTO ESPÍRITA ( MOV. CAMÉLIA ). - -  Preconceito tô fora! Aos irmãos do Candomblé, Umbanda, Espiritismo e Simpatizantes: ...

domingo, 25 de março de 2012

CHEGOU A QUARESMA! TEMPO DE REFLEXÃO E SACRIFÍCIO

CHEGOU A QUARESMA! TEMPO DE REFLEXÃO E SACRÍCIO

Todo o ano, após o carnaval, surge novamente a quaresma, um ritual cristão mais propriamente da igreja católica, sendo que as demais Igrejas denominadas Evangélicas e até algumas Espíritas, não possuem esse ritual.
A palavra quaresma, se traduz do latim, quadragésima, é para os católicos um período de orações e sacrifícios e que antecede a maior festividade do catolicismo: A Ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a Páscoa.
Esse período de orações, reflexões e jejuns inicia-se na quarta-feira de cinzas e segue até a quinta-feira maior ou quinta-feira santa, ocasião em que se comemora a última ceia de Cristo com seus Apóstolos, e termina no sábado de Aleluia.
O período da quaresma são quarenta dias após o carnaval, mas se contado em sua totalidade, daria uma soma de quarenta e sete dias, porém como os domingos já são santos para os católicos, eles não são contados, ficando assim somente quarenta dias.
Nos templos de Umbanda é comum os trabalhos seguirem em ritmo normal, iniciando na quarta-feira de cinzas com uma gira de Pretos-Velhos, que veem na Terra para nos conceder as cinzas que nos remidirão dos atos praticados no carnaval (festa da carne), e afastará os espíritos inferiores que normalmente se aproximam das pessoas durante o carnaval, pois mesmo na Umbanda, as entidades de Luz, afastam-se durante os dias de festividade de momo.
Dentro das casas de candomblé, hoje em dia existem variações com relação a esse ritual: os antigos Zeladores para serem aceitos pela comunidade local, a exemplo do que faziam os negros e negras da época, entravam para as irmandades da igreja católica, e seguiam seus rituais e preceitos. Assim sendo, introduziam dentro do Candomblé o ato de se resguardar a quaresma, ou seja, a casa fica fechada durante os quarenta dias desse rito.
Comumente vemos casas de Angola e mesmo algumas de Jejê ou Kêtu que mantêm suas festividades suspensas, pois acreditam que: "o santo está dormindo", ou seja, afastado da terra e que somente Exú (guardiões) responde e governa nesse período. No sabado de Aleluia tocam o Adarrun - toque sagrado para invocar os Orixás de volta ao nosso plano astral.
Porém, hoje em dia, com a forte atuação das religiões afro-brasileiras, esse tipo de ritual vem sido abolido em grande maioria das casas de Candomblé, pois, conforme dizem seus Zeladores: "trata-se de um ritual cristão e não do axé do Orixá", assim sendo, não tem nenhum motivo para que se mantenha na atualidade. Até porque, hoje estamos reconhecidos como religião e vivemos um tempo de "Liberdade" de culto.
Um outro fator que com certeza contribuiu e muito para a introduçao desse preceito no Candomblé, foi o fato de que os negros eram proibidos por seus "donos" a praticarem a religião de seus antepassados e assim sendo, primaram pelo sincretismo cristão.
Mesmo em meados do século XX, ainda era comum a polícia perseguir os templos de Umbanda e Candomblé, ocasião em que prendiam todos que se encontravam naquele local, então, os Sacerdotes e sacerdotisas continuaram a manter o culto da quaresma como forma de mostrar uma "submissão" ao cristianismo, afastando assim a idéia de culto demoníaco, que erroneamente se tinha de nossa religião.
Hoje, com o avnço das leis, muitas casas, aboliram esse ritual, e sendo assim, podemos até mesmo ver saídas de yawô durante os quarenta dias que se seguem após a folia.
Se esse ou aquele está certo ou errado, não nos campete dizer, apenas posso afirmar que, se cultuando ou não a quaresma, o que realmente importa é que sigamos fielmente as orientações dos nossos Orixás, não nos importando as pedras que encontrarem em nosso caminho.
Não nos importa o ritmo de cada casa ou de seu sacerdote, 0 que importa realmente, é que sejamos fiéis à casa que nosso Orixá escolheu, pois ele com certeza sabe o que é melhor para seus filhos.

PAI WANDERLEY DE OXALÁ, TATA NKISI: OLUFANDEY
(DIRETOR DE CULTO DA FENUG)

15 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA UMBANDA

15 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA UMBANDA

A Comissão de Educação do Senado Federal, instituiu ontem, 20/03/2012, o dia 15 de Novembro como DIA NACIONAL DA UMBANDA.
Gratidão e agradecimentos mais do que especiais ao ex-deputado Carlos Santana (RJ) que entrou com o Projeto, ao amigo, irmão e Deputado Federal Vicentinho do PT (SP) que desde o primeiro momento abraçou a causa da comunidade umbandista, ao seu chefe de gabinete Paulo César pelo empenho e correria durante a última semana, e aos companheiros Cássio Ribeiro e Josa Queiroz presidente e vice da FUCABRAD, pelas inúmeras reuniões e idas à Brasília, e por acreditarem no nosso sonho.
Que nosso Pai Maior os abençoe.
Hoje e sempre !!!
“Um sonho que se sonha só, é só um sonho, um sonho que se sonha junto, é realidade” (Paulo Freire)

terça-feira, 13 de março de 2012