ORAÇÕES

Oração aos orixás




Que a irreverência e o desprendimento de Exú nos animem a não encarar as coisas de forma como elas parecem á primeira vista e sim que nós aprendemos que tudo na vida, por pior que seja, terá sempre o seu lado bom e proveitoso!LARO YÊ EXU!!


Que a tenecidade de Ogum nos inspire a viver com determinação, sem que nos intimide com pedras, espinhos e trevas. Sua espada e sua lança, desobstruam nosso caminho e seu escudo nos defenda! OGUM YÊmeu Pai!


Que ao labor de Oxossi nos estimule a conquistar sucesso e fartura á custa de nosso próprio esforço. Que suas flechas caiam á nossa frente, á nossas costas, á nossa direita e á nossa esquerda, cercando-nos para que nenhum mal nos atinja. OKÊ ARÔ ODE!!


Que as folhas de Ossanhe forneçam o bálsamo revitalizante que restaure nossas energias, mantendo nossa mente sã e corpo são. EWE OSSANHE!


Que Oxum nos dê a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada. Tal como suas águas doces -que seguem desbravadoras no curso de um rio, entercortando pedras e se precipitando numa cachoeira, sem parar nem ter como voltar atrás, apenas seguindo para encontrar o mar-assim seja que nós possamos lutar por um objetivo sem arrependimentos. ORA YEYÊO OXUM!!!


Que o arco íris de Oxumaré tranporte para o infinito nossas orações, sonhos e anseios, e que nos traga as respostas divinas, de acordo com nossos merecimentos. ARROBOBO OXUMARÉ!!


Que os raios de Iansã alumiem nosso caminho e o turbilhão de seus ventos leve para longe de nós aqueles que se aproximam com o intuito de se aproveitarem de nossas fraquezas. EPA HEY OYÁ!


Que as pedreiras de Xangô sejam a consolidação da lei divina em nosso coração. Seu machado pese sobre nossas cabeças agindo na consciência, e sua balança nos incuta o bom senso. CAÔ CABELECILE!


Que as ondas de Iemanjá nos descarreguem, levando para as profundezas do mar sagrado as aflições do dia-a-dia, dando-nos a oportunidade de sepultar definitivamente aquilo que nos causa dor, e que seu seio materno nos acolha e nos console. ODOYÁ,IEMANJÁ!


Que as cabaças de Obaluaiê tragam não só a cura de nossas mazelas corporais, como também ajudem nosso espírito a se despojar das vicissitudes. ATOTÔ OBALUAIÊ!


Que a sabedoria de Nanã nos dê uma outra perspectiva de vida, mostrando que, cada nova existência que temos, seja aqui na terra ou em outros mundos, gera a bagagem que nos dá meios para atingir a evolução, e não uma forma de punição sem fim como julgam os incensatos. SALUBA NANÃ!


Que a vitalidade dos Ibejis nos estimule a enfrentar os dissabores como aprendizado; que nós não percamos a pureza mesmo que, ao nosso redor, a tentação nos envolva. Que a inocência não signifique fraqueza, mas sim, refinamento moral! ONI DI BEIJADA!!


Que a paz de Oxalá renove nossas esperanças de que, depois de erros e acertos; tristezas e alegrias; derrotas e vitórias; chegaremos ao nosso objetivo mais nobre, aos pés de Zambi Maior! EPA BABÁ Grande Pai Oxalá!




Que assim seja, porque assim o é, porque assim o será!




Oração de Xangô

Ó Xangô, Meu Pai Xangô,

Olhai por todos os que imploram pela vossa protecção,

Dai-nos a vossa Bênção meu Pai, protegei-nos de todos os nossos inimigos,

Sejam eles inimigos materiais ou espirituais e protegei-nos também dos nosso falsos amigos.

Confiamos-nos a Vós, meu Pai Xangô,

Mandai-nos do alto da vossa pedreira uma faísca do vosso raio luminoso

E que com ela venham os vossos ensinamentos, para podermos assim tratar com toda a

Serenidade e toda a justiça os nossos semelhantes.

Meu Pai Xangô,

Vós que sois advogado e representante da justiça divina,

Eu vos peço que me defendeis das injustiças dos homens desta Terra e que protegeis toda

A humanidade contra todas as desgraças e infelicidades.

Defendei e protegei todos os nossos irmãos inocentes daqueles que procuram fazer-lhes mal ou

Engana-los com as suas mentiras.

Meu Pai Xangô, ensinai a esses nossos irmãos o caminho do bem, da Fé e da caridade,

Para que pratiquem boas acções, como nos ensinou o nosso Pai Oxalá,

E para que aprendam a dar de graça o que de graça receberam.

Abençoai-me, Xangô, e protegei-me de todos os perigos do quotidiano e ajudai-me a praticar

O bem sem olhar a quem, ensinai-me a ser melhor, a ser bom e justo.

Ensinai-me meu Pai, a amar e a respeitar os meus semelhantes, tanto quanto vos amo e Respeito.

Peço-vos ainda meu Pai Xangô, protegei os meus amigos e os meus entes queridos de todo o Mal.

Que assim seja!!

Caô Cabecilê, meu Pai!!



PRECE A MÃE IEMANJÁ



Oh! Doce e querida mamãe Iemanjá.

Vós permitistes que no seio de vossa morada se formassem as primitivas formas de vida, que formam o berço de toda a criação, de toda a natureza, e de toda a humanidade, aceitai nossas preces de reconhecimento e amor. Oh! Visão divina e celestial.

Que os lampejos que emanam de vosso diáfano manto de estrelas venham, como benéficas vibrações espirituais, aliviar os nossos males, curar aos doentes, apaziguar os nossos irmãos irados, consolar os corações aflitos.

Que as flores e oferendas que depositamos em vosso tapete sagrado, sejam por vós aceitas e quando entrarmos nas águas para vos ofertá-las sejam as ondas do mar portadoras de vossos fluidos divinos. Fazei, Senhora rainha das águas, com que a espuma das ondas em sua alvura imaculada traga-nos a presença de Oxalá, limpe os nossos corações de todas as maldades e mal querências.

Que os nossos corpos, tocados por vossas águas sagradas, libertem-se em cada onda que passa, de todos os males matérias e espirituais.

Que a primeira onda a nos tocar afaste de nossas mentes todos os eventuais desejos de vingança.

Que a segunda onda lave nossos corações e nosso espírito, para que não atinjam as infâmias e mal querência de nossos desafetos.

Que a terceira onda afaste a vaidade de nossos corações.

Que a quarta onda lave nosso corpo de todos os males e doenças físicas para que, sadios, possamos prosseguir.

Que a quinta onda afaste de nossa mente a ganância e a cobiça.

Que a sexta onda venha carregada de flores e que nosso maior desejo seja o de cultivar o amor fraternal que deve existir entre todos os homens.

E que ao passar a sétima onda, nós, puros e limpos de mente, corpo e alma, possamos ver, ainda que apenas por alguns segundos o esplendor de vossa radiosa imagem.

É o que humildemente vos suplicam os filhos de Umbanda.


RONALDO A. LINARES


SÚPLICA A IEMANJÁ



‘Sereia Rainha, protetora da fauna e flora marítima, guia dos marinheiros, navegantes, pescadores e dos que se encontram perdidos nos mares da existência, dirige também os humildes, os simples de coração, os fracos, os aprendizes, os ignorantes e todos os que se desviaram da rota correta com suas incertezas morais e evangélicas, navegando em ondas tempestuosas sem divisar o porto seguro da perfeição espiritual …


Senhora dos Oceanos, símbolo da fecundidade, da procriação e do princípio vital surgido em suas águas, sê também a imagem da fecunda pureza a ser seguida por aqueles que estão famintos de ajuda espiritual, sedentos de Justiça e necessitados de caridade, criando nos cérebros de nossos companheiros a consciência de nossa condição de irmãos vindos da mesma origem e destinados a alcançar mundos elevados, integrando-os no Todo que é Zâmbi, Olorum, Jeová, Deus, Consciência Cósmica ou qualquer outro nome que se lhe dêem e tornando-nos iguais, porque assim o somos, malgrado as aparências exteriores …


Orixá dos Mares, representante das emoções, da reprodução e da restauração, conforme crença de nossos antepassados africanos; controla as atividades emotivas de nossas autoridades, políticos, dirigentes de grupos religiosos, iluminando-lhes as mentes e os corações para produzirem idéias e empreendimentos salutares visando minorar o sofrimento de milhares de criaturas, diariamente atiradas em nossas tendas, terreiros, ilês e templos, carregando pesado fardo de angústia, ansiedade, desespero, doenças físicas e psíquicas, desequilibradas emocionalmente, em decorrência de adversidades na luta pela sobrevivência ou da situação difícil que atravessamos, sofrendo revezes e derrotas, à procura de emprego, sofrendo a situação precária ou de outros fatores negativos que lhes imponham sofrimentos morais e psicológicos …


Deusa das Águas, juntamente com sua corte de sereias, ondinas e ninfas, caboclas do mar e espíritos aquáticos, lava as impurezas da mente daqueles que, afastados dos nobres ensinamentos do mestre Oxalá, guiados pelo instinto animal, procedam mal, intentando toda sorte de maldades contra o semelhante, para que, purificados em seus sentimentos, entrevejam e se conscientizem de que somos todos células do mesmo organismo social, humano, divino e, enquanto existir uma célula doente, o corpo todo não está sadio …


Mãe Universal, faça que todos se irmanem nos mesmos ideais e sentimentos cristãos de fraternidade, união e compreensão; que os companheiros que forem às praias para te homenagearem, o façam com todo respeito, afeto e carinho e, acima de tudo, com esperança de um futuro melhor para o gênero humano, sem mágoas, ódios ou ressentimentos, mas com amor, a única semente capaz de gerar bons frutos, sê, querida Sereia, a base devocional de nossa estimada Umbanda, fazendo-a progredir para o bem comum; que todos, na praia, à beira de teu encantado Reino líquido, se dêem as mãos e se unam em bondade, caridade e amor uns aos outros para, limpos das impurezas dos vícios e imperfeições materiais, estejam aptos a alcançarem o plano angélico, a meta mais próxima do estágio humano, para breve podermos nos integrar na Mente Divina em Sua glória e onipotência …’


Livro: IEMANJÁ – Autor: J. EDSON ORPHANAKE



PRECE EM AGRADECIMENTO À OXALÁ





Obrigado, Oxalá,


pela fé que me sustenta,


Pelos amigos que fiz


E continuo fazendo.


Obrigado, Oxalá,


Pelas bençãos de Ogum,


Pela proteção de Iemanjá,


pelo amor de Oxum.


Obrigado, Oxalá,


Pela força de Iansã,


Pela retidão de Xangô,


Pelo colo de Nanã.


Obrigado, Oxalá,


Pelo equilíbrio de Oxosse,


Pelas curas de Omulu,


pelas cores de Oxumarê.


Obrigado, Oxalá,


Pelas folhas de Ossãe,


Pelas Crianças que enchem


de alegria nossos Terreiros,


Pela amizade dos Boiadeiros.


Obrigado, Oxalá,


Pela humildade dos Pretos-Velhos,


Pelas Almas Santas e Benditas,


Pela cumplicidade de Exu e Pomba Gira.


Obrigado, Oxalá,


por fazer de mim um instrumento de trabalho






Agradecimento por pertencer,


A natureza.


Batendo paô a Oxossi


Pela proteção por conviver em harmonia


Com outros seres no mesmo reino.


prospero seja tudo em nossas vidas:


amor, paz, dinheiro, felicidade , saúde e sabedoria.


Que os fluídos de positividade


Das matas e o ambiente em geral,


Da eterna natureza, sejam sentidos


Em todos nós.


Que assim seja
















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião é importante para nosso crescimento...