segunda-feira, 15 de agosto de 2011

OBALUAÊ - ORIXÁ DA CURA


Orixá da renovaçao dos espíritos decaídos




Obaluae na Umbanda e um Orixá da renovaçao dos espíritos decaídos, resgatador da suas dívidas cármicas, na manifestação de Omulu trabalha como ceifador dos erros, ou seja, é o senhor dos mortos e o regente dos cemitérios considerado o campo santo entre o mundo terrestre material e o mundo astral espiritual, trabalhando com muito amor na guia destes espíritos, tendo como servo exu caveira o guardião dos cemitérios. Obaluaie é o mistério da irradiação que plasma o espirito desencarnado em vias de reencarne, amoldando-o para o útero materno, propiciando assim uma nova via evolutiva. Obaluae é o senhor das doenças podendo curar uma pessoa de uma doença.Na gíra de caboclos pode ser chamado de "caboclo do fogo" e quando entra nos terreiros da umbanda sua cabeça sempre tem que ser coberta,pois,obaluae tinha muitos feridas e cobria seu rosto com palha para que ninguem podesse ver as feridas. Diz uma lenda africana que ele estava em uma festa e ninguém queria dançar com ele sabendo de suas feridas até que Iansã veio até ele levantou a palha de seu rosto e com sua ventarola provocou um vento tão forte que as feridas de obaluae sairam do corpo dele se transformando em pipoca.
 



PRECE PARA OMULU

Salve o Senhor o Rei da Terra!

Médico da Umbanda, Senhor da Cura de todos os males do corpo e da alma.

Pai da riqueza e da bem-aventurança.

Em ti deposito minhas dores e amarguras, rogando-te as bênçãos de saúde, paz e prosperidade.

Faz-me, Senhor do trabalho; um filho de bom ânimo e disposição, para triunfar na luta pela sobrevivência.

Faz-me digno de merecer todo dia e toda noite, vossas bênçãos de luz e misericórdia.



ATOTÔ

ATOTÔ OBALUAUÊ!

15 comentários:

  1. Olá! Também sou de Guarulhos, e fico feliz em encontrar um ótimo site produzido por pessoas da nossa cidade!
    Eu gostaria de saber, se eu posso acender uma vela para Obaluaê, pedindo a cura de um avô de uma amiga minha que está com câncer na bexiga, e já se alastrou pro pulmão e pra próstata. Ele irá fazer a operação para a retirada da bexiga dia 13, quinta feira desse mês.
    Gostaria que me respondessem antes desse dia, muito obrigado, que Oxalá abençoe a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde
      Você pode sim acender uma vela para Obaluaê pedindo a cura da pessoa doente como também pode ofertar junto a vela um prato com pipocas estouradas sem nenhum tipo de gordura e sem sal.
      Att Cláudia

      AS PIPOCAS DE ABALUAÊ

      TAMBEM CONHECIDAS COMO FLORES BRANCAS DE ABALUAÊ, AS PIPOCAS SÃO ESTOURADAS NO FOGO COM AREIA DO MAR. NÃO TEM VALOR PARA O SANTO AS PIPOCAS FEITAS NA GORDURA E COM SAL, OU AS COMPRADAS PRONTAS. O MÉDIUM TEM QUE FAZE-LAS NO FOGO. AS PIPOCAS SÃO COLOCADAS EM UM RECIPIENTE DE LOUÇA BRANCA OU EM UM ALGUIDÁ DE BARRO. SEGUNDO A LENDA AS PIPOCAS REPRESENTAM O ALIMENTO DADO POR IEMANJÁ AO DOENTE ABALUAÊ PARA CURAR SUAS FERIDAS, ONDE JUNTO AO AZEITE DE DENDÊ (EPÔ) ERA PASSADO EM SUAS FERIDAS PARA ALIVIAR AS DORES. DE UMA FORMA OU DE OUTRA, A BOA INTENÇAO E A FÉ SÃO MUITO IMPORTANTES E VALIOSAS NA HORA DA ENTREGA DA OFERENDA.

      Excluir
  2. Olá Cláudia! Muito Obrigado por responder meu comentário!
    Tenho pipoca para estourar aqui, mas não possuo louça branca ou um alguidá de barro para estourá-las...
    Tem algum problema se eu estourar as pipocas na panela de pressão?
    Que Oxalá Abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problema nenhum em estoura-las na panela de pressão e lembre-se de não colocar nenhum tipo de gordura, conforme o calor da panela o milho estoura-rá. O correto é oferta-la em um prato de louça branco ou um alguidá que custa uns 2,00 mas se você não possue oque vale é a intenção do pedido, e se for por sua fé e merecimento o orixá aceitará em prato comum mesmo.

      Que Oxalá e Obaluaê guie seus pensamentos na hora de fazer suas orações para quem está doente!!!

      Excluir
    2. Pode ser servida sobre folhas de mamona! Tenho feito sobre folhas todos os agrados e ebós, protegendo desta forma a natureza! Sacos plásticos, vasilhas descartáveis, restos de velas podem e devem seer jogadas no lixo. bebidas devem ser derramadas ao redor da oferenda e descartar os vasilhas em local correto.

      Excluir
  3. Muito Obrigado pela resposta mais uma vez! Hoje mesmo eu estourei as pipocas e ofereci para Obaluaê! Juntamente com uma taça com água e uma vela branca! E muita oração! Até cantei um ponto pra ele! Estou realmente adorando à Umbanda, e principalmente poder ajudar quem tanto necessita!
    Saravá à Umbanda!
    Saravá à Oxalá!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se posso acender uma vela para obaluaê que pedi a ele para curar meu gato e ele curou meu gato estava urinando sangue e parou quero agradecer esse orixá fernanda meu mail é sommafernanda@gmail.com.

    ResponderExcluir
  5. A pergunta enviada por Archangelus Mika'el, me ajudou muito a respeito de acender vela para obaluaê. Gostaria de saber se posso acender em casa, e em que lugar da casa (se dentro ou fora), tenho quintal, com grama, bananeiras, coqueiro, goiabeira, arueira. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  6. Olá minha pergunta é, posso acender vela pra Obaluaê dentro do meu quarto ?

    ResponderExcluir
  7. Tbm gostaria de saber se posso acender vela e oferecer a pipoca dentro de casa

    ResponderExcluir
  8. onde pode acender vela para obaluaie?

    ResponderExcluir
  9. Onde posso acender vela pra Obaluaê , em casa , dentro de casa ou no Quintal qual o local adequado ?

    ResponderExcluir
  10. Posso acender a vela dentro de casa?

    ResponderExcluir
  11. Acendi vela branca
    Em um prato com um copo de agua junto, gostaria de saber onde jogo a agua?

    ResponderExcluir

sua opinião é importante para nosso crescimento...